quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

COMPETINDO COM AS GIGANTES

Algumas igrejas têm apresentado um crescimento muito grande e rápido, e em seguida passam a estabelecer uma rede de igrejas filiais. Muitos líderes de outras igrejas ficam fascinados e querem reproduzir o mesmo fenômeno em suas igrejas. Mas é como competir com gigantes. Essas igrejas já estão estabelecidas e atraindo o mesmo público que os outros líderes desejam atrair. Apesar disso, eles procuram então aprender e seguir o modelo de crescimento dessas igrejas. Na realidade, para alcançar tal crescimento, não importa muito o modelo eclesiástico ou método evangelístico, mas sim estratégias empresariais e de marketing religioso. Se quer competir e igualar-se às igrejas gigantes, eis alguns princípios e estratégias:

1. Sua igreja deve crescer atraindo membros de outras igrejas. É mais rápido que dedicar-se à evangelização.
2. Concentre-se em descobrir as insatisfações e desejos dos membros das outras igrejas. Procure oferecer as "soluções" em sua igreja.
3. A divulgação da sua igreja é muito importante. Sua imagem precisa ter algum diferencial que atraia. O marketing precisa ser muito bem feito. Se possível, contrate uma agência de publicidade. Faça propaganda da igreja pela Internet, mas o melhor mesmo é um programa na TV. A inauguração deve contar com cantores famosos e contar com divulgação maciça, se possível em outdoors.
4. Comece grande. Os crentes imaturos, que são os que mudam de igreja mais facilmente, são atraídos por coisas grandiosas. Providencie um local grande, com estacionamento fácil, e contrate um arquiteto para fazer uma bela fachada.
5. Ofereça cultos bem lúdicos, divertidos, e emocionantes para atrair as pessoas. Faça verdadeiros shows: muitas cores e luzes, som alto, com música emocionante. Contrate músicos, iluminadores e operadores de som profissionais. Cultive uma atmosfera "espiritual" em seus cultos com orações emocionadas e testemunhos emocionantes. Daqueles testemunhos em que Deus não está no centro nem é glorificado, mas o depoente sofreu muito ou fez algo extraordinário. Melhor ainda se o testemunho destacar como sua igreja foi decisiva para sua vida melhorar.
6. A pregação também deve ser divertida. O pregador deve aparentar espiritualidade e humildade piegas, e ser carismático. Deve apresentar ideias interessantes, surpreender com piadas inteligentes e engraçadas, e, sobretudo, saber emocionar as pessoas. Deve enfatizar somente o amor de Deus, mas sem falar da sua justiça e da necessidade de arrependimento. Explicar a Bíblia com fidelidade não é importante. O importante é entreter e cativar as pessoas manipulando suas emoções.
7. Fidelidade doutrinária deve ser deixada de lado. Isso atrapalha o processo de atrair novos membros. Sua igreja deve acolher e tolerar todo tipo de doutrina.
8. Não pense duas vezes para batizar quem quer que seja. Mesmo que a pessoa não apresente convicção de sua conversão ou frutos que a comprovem, batize assim mesmo. Esqueça essa estória de colocar a pessoa na Escola Bíblica para aprender sobre Jesus e salvação. Aliás, esqueça esse negócio de Escola Bíblica Dominical.
9. Consiga ou invente alguma “estratégia discipuladora” divertida e superficial, que ofereça espaço para os que gostam de ensinar ou exercer liderança sem o devido preparo e maturidade, e também para os que querem aparecer. Tais estratégias são úteis para o marketing da igreja.
10. Ofereça funções que tragam destaque e satisfação para as pessoas que você mais precisa para dar dinheiro a igreja. Mas cuidado: devem ser funções que não exijam compromisso. Imaturos não querem se comprometer, mas satisfazerem-se. O que for realmente importante, pague especialistas para fazerem.
11. Estimule os membros de sua igreja a convidarem os membros de suas igrejas de origem.
12. Dê um jeito de conseguir muito dinheiro para começar, pois tudo isso custa muito caro. Faça uma lista de crentes endinheirados de outras igrejas e vá atrás deles, pegue empréstimo em algum banco, venda seu carro e sua casa, peça dinheiro emprestado a algum parente rico, ou tudo isso junto. Depois de iniciada a igreja, identifique os membros mais abastados e faça tudo para mantê-los na igreja e atrair outros membros abastados.
13. O nome “batista” ainda tem muita credibilidade. Use-o enquanto for útil e necessário. Depois que sua igreja for grande e famosa, mude para outro que identifique melhor sua igreja. Tipo: Igreja do Município, ou Igreja do Riachinho.
14. Não descanse. Continue sempre praticando essas coisas. Dos membros que atrairá, poucos permanecerão, pois estão em busca de novidade. Quando surgir alguma outra igreja com outras novidades, irão para lá. Não se iluda: a concorrência é grande e constante. Trabalhe sempre com o que aprendeu aqui, e poderá ter sua igreja constantemente cheia, mas sempre com um “público” novo.

Faça tudo isso, e talvez você consiga criar uma "grande igreja" relativamente em pouco tempo. Será "pastor" de uma igreja "gigante". Mas mesmo que consiga, será sacrificando os ensinos da Palavra de Deus. Portanto, terá formado algo que pouco ou nada terá de verdadeira igreja. Por isso lhe darei os meus pêsames, e não os parabéns.

Relembre ou aprenda algumas coisas muito importantes na Palavra de Deus:
1. Jesus nunca fez questão de multidões de seguidores, mas de discípulos comprometidos (João 6:66-67, Marcos 8:34-35).
2. Jesus deixou claro que a maioria das pessoas prefere as facilidades e atrações do mundo, e a minoria decide por segui-lo com fidelidade (Mateus 7:13-14).
3. A única igreja gigante citada na Bíblia é a de Jerusalém, que logo Deus permitiu uma perseguição que a dispersou, e levou seus membros a fundar novas igrejas por onde passavam (Atos 2:38-47, 8:1-4).
4. Jesus nos deixou a ordem para sermos suas testemunhas e pregarmos o Evangelho a todas as pessoas, ensinando-as para que se tornem discípulos compromissados com Ele. A essas devemos batizar, agregando-as às igrejas. Assim que as igrejas devem crescer, e não por outros meios (Marcos 16:15, Mateus 28:19-20, Atos 1:8, 2:41).

Portanto, meu querido, não se deixe levar pela ilusão de formar uma grande igreja. Trabalhe pela conversão e discipulado das vidas preciosas ao Senhor Jesus. Pastoreie seu rebanho com amor, seja ele pequeno ou grande. Dedique-se à oração e ao ensino da Palavra de Deus. E se sua igreja crescer, que seja realmente pela mão de Deus (I Coríntios 3:6), e não por competir com as gigantes. Deus o abençoe.

Dalton de Souza Lima

Um comentário:

  1. Excelente análise do que acontece nos dias de hoje. Há um pacote, como um plano de negócios, para igrejas e lideranças que desejam "ser grandes" na percepção humana, mas pequenas para com Cristo.

    ResponderExcluir