Algumas
igrejas têm apresentado um crescimento muito grande e rápido, e em
seguida passam a estabelecer uma rede de igrejas filiais. Muitos
líderes de outras igrejas ficam fascinados e querem reproduzir o
mesmo fenômeno em suas igrejas. Mas é como competir com gigantes.
Essas igrejas já estão estabelecidas e atraindo o mesmo público
que os outros líderes desejam atrair. Apesar disso, eles procuram
então aprender e seguir o modelo de crescimento dessas igrejas. Na
realidade, para alcançar tal crescimento, não importa muito o
modelo eclesiástico ou método evangelístico, mas sim estratégias
empresariais e de marketing religioso. Se quer competir e igualar-se
às igrejas gigantes, eis alguns princípios e estratégias:
1.
Sua igreja deve crescer atraindo membros de outras igrejas. É mais
rápido que dedicar-se à evangelização.
2.
Concentre-se em descobrir as insatisfações e desejos dos membros
das outras igrejas. Procure oferecer as "soluções" em sua igreja.
3. A
divulgação da sua igreja é muito importante. Sua imagem precisa
ter algum diferencial que atraia. O marketing precisa ser muito bem
feito. Se possível, contrate uma agência de publicidade. Faça
propaganda da igreja pela Internet, mas o melhor mesmo é um programa
na TV. A inauguração deve contar com cantores famosos e contar com
divulgação maciça, se possível em outdoors.
4.
Comece grande. Os crentes imaturos, que são os que mudam de igreja
mais facilmente, são atraídos por coisas grandiosas. Providencie um
local grande, com estacionamento fácil, e contrate um arquiteto para
fazer uma bela fachada.
5.
Ofereça cultos bem lúdicos, divertidos, e emocionantes para atrair
as pessoas. Faça verdadeiros shows: muitas cores e luzes, som alto,
com música emocionante. Contrate músicos, iluminadores e operadores
de som profissionais. Cultive uma atmosfera "espiritual" em
seus cultos com orações emocionadas e testemunhos emocionantes.
Daqueles testemunhos em que Deus não está no centro nem é
glorificado, mas o depoente sofreu muito ou fez algo extraordinário.
Melhor ainda se o testemunho destacar como sua igreja foi decisiva
para sua vida melhorar.
6. A
pregação também deve ser divertida. O pregador deve aparentar
espiritualidade
e humildade
piegas,
e
ser carismático. Deve
apresentar ideias interessantes, surpreender com piadas inteligentes
e engraçadas, e, sobretudo, saber emocionar as pessoas. Deve
enfatizar somente o amor de Deus, mas sem falar da sua justiça e da
necessidade de arrependimento. Explicar a Bíblia com fidelidade não
é importante. O importante é entreter e cativar as pessoas
manipulando suas emoções.
7.
Fidelidade doutrinária deve ser deixada de lado. Isso atrapalha o
processo de atrair novos membros. Sua igreja deve acolher e tolerar
todo tipo de doutrina.
8.
Não pense duas vezes para batizar quem quer que seja. Mesmo que a
pessoa não apresente convicção de sua conversão ou frutos que a
comprovem, batize assim mesmo. Esqueça essa estória de colocar a
pessoa na Escola Bíblica para aprender sobre Jesus e salvação.
Aliás, esqueça esse negócio de Escola Bíblica Dominical.
9.
Consiga ou invente alguma “estratégia discipuladora” divertida e
superficial, que ofereça espaço para os que gostam de ensinar ou
exercer liderança sem o devido preparo e maturidade, e também para
os que querem aparecer. Tais estratégias são úteis para o
marketing da igreja.
10.
Ofereça funções que tragam destaque e satisfação para as pessoas
que você mais precisa para dar dinheiro a igreja. Mas cuidado: devem
ser funções que não exijam compromisso. Imaturos não querem se
comprometer, mas satisfazerem-se. O que for realmente importante,
pague especialistas para fazerem.
11.
Estimule os membros de sua igreja a convidarem os membros de suas
igrejas de origem.
12.
Dê um jeito de conseguir muito dinheiro para começar, pois tudo
isso custa muito caro. Faça uma lista de crentes endinheirados de
outras igrejas e vá atrás deles, pegue empréstimo em algum banco,
venda seu carro e sua casa, peça dinheiro emprestado a algum parente
rico, ou tudo isso junto. Depois de iniciada a igreja, identifique os
membros mais abastados e faça tudo para mantê-los na igreja e
atrair outros membros abastados.
13.
O nome “batista” ainda tem muita credibilidade. Use-o enquanto
for útil e necessário. Depois que sua igreja for grande e famosa,
mude para outro que identifique melhor sua igreja. Tipo: Igreja do
Município, ou Igreja do Riachinho.
14.
Não descanse. Continue sempre praticando essas coisas. Dos membros
que atrairá, poucos permanecerão, pois estão em busca de novidade.
Quando surgir alguma outra igreja com outras novidades, irão para
lá. Não se iluda: a concorrência é grande e constante. Trabalhe
sempre com o que aprendeu aqui, e poderá ter sua igreja
constantemente cheia, mas sempre com um “público” novo.
Faça
tudo isso, e talvez você consiga criar uma "grande igreja"
relativamente em pouco tempo. Será "pastor" de uma igreja
"gigante". Mas mesmo que consiga, será sacrificando os
ensinos da Palavra de Deus. Portanto, terá formado algo que pouco ou
nada terá de verdadeira igreja. Por isso lhe darei os meus pêsames,
e não os parabéns.
Relembre
ou aprenda algumas coisas muito importantes na Palavra de Deus:
1.
Jesus nunca fez questão de multidões de seguidores, mas de
discípulos comprometidos (João 6:66-67, Marcos
8:34-35).
2.
Jesus deixou claro que a maioria das pessoas prefere as facilidades e
atrações do mundo, e a minoria decide por segui-lo com fidelidade
(Mateus
7:13-14).
3. A
única igreja gigante citada na Bíblia é a de Jerusalém, que logo
Deus permitiu uma perseguição que a dispersou, e levou seus membros
a fundar novas igrejas por onde passavam (Atos
2:38-47, 8:1-4).
4.
Jesus nos deixou a ordem para sermos suas testemunhas e pregarmos o
Evangelho a todas as pessoas, ensinando-as para que se tornem
discípulos compromissados com Ele. A essas devemos batizar,
agregando-as às igrejas. Assim que as igrejas devem crescer, e não
por outros meios (Marcos
16:15, Mateus 28:19-20, Atos 1:8, 2:41).
Portanto,
meu querido, não se deixe levar pela ilusão de formar uma grande
igreja. Trabalhe pela conversão e discipulado das vidas preciosas ao
Senhor Jesus. Pastoreie seu rebanho com amor, seja ele pequeno ou
grande. Dedique-se à oração e ao ensino da Palavra de Deus. E se
sua igreja crescer, que seja realmente pela mão de Deus (I
Coríntios 3:6),
e não por competir com as gigantes. Deus o abençoe.
Dalton de Souza Lima
Excelente análise do que acontece nos dias de hoje. Há um pacote, como um plano de negócios, para igrejas e lideranças que desejam "ser grandes" na percepção humana, mas pequenas para com Cristo.
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