quinta-feira, 29 de setembro de 2022

CRENTES POLARIZADORES?

 Alguns crentes estão sendo acusados de polarizadores por defenderem princípios bíblicos. Muito mais do que uma ideologia, seguimos e praticamos a fé cristã conforme a Bíblia, que é a Palavra de Deus. E existem ideologias com princípios, valores e práticas que contrariam a fé cristã. Os adeptos dessas ideologias procuram estabelecê-las na sociedade por meio de partidos políticos. Vamos encontrar um meio de nos acomodarmos a essas ideologias para evitar desagradar às pessoas ou a esses partidos políticos? Vamos aceitar como correto o aborto, a legalização do uso de drogas, as perversões sexuais, o fim da família conforme o modelo bíblico, o fim das liberdades individuais (inclusive religiosa), a “ditadura do proletariado”, mentira, desonestidade, etc? Vamos fechar os olhos a tudo isso para não sermos chamados de “polarizadores”?

A Bíblia nos ensina a apresentarmos nossa fé com mansidão (I Pedro 3:15). Mas deixa claro que, mesmo assim, podemos ser mal vistos e hostilizados (Mateus 5:11-12, Lucas 21:17). Jesus também afirmou que não existe um meio termo conciliatório para a fé cristã (Lucas 11:23, Mateus 7:13-15). Ela não pode nem deve ser adaptada às conveniências humanas. Portanto, não devemos ser contenciosos, mas também não podemos fugir à nossa responsabilidade de anunciar o Evangelho com fidelidade e ensinar e defender os valores cristãos. Mesmo que isto implique em confrontações ideológicas. A própria palavra ideologia vem de ideia. Portanto, refiro-me a confrontação no campo das ideias, e não pessoais ou mesmo físicas, de nossa parte.

Um regime democrático implica, entre outros, no direito de expressar ideias. Portanto, um grupo expressar ideias contrárias ao de outro, não é polarização, mas um dos aspectos da democracia. A popularização do termo “polarizador” para pejorar quem discorda de suas ideias partiu justamente dos adeptos de ideologias anticristãs, com o objetivo de diminuir e calar seus opositores. Portanto, temos todo o direito ético e legal de defendermos os princípios cristãos sem sermos taxados de polarizadores. E se isto acontecer, não nos intimidemos.

O que estamos fazendo não deve ser confundido com ativismo ideológico ou político, mesmo que implique na rejeição de ideologias e partidos com princípios e agenda anticristãos. O que fazemos é o ensino e defesa dos princípios e valores cristãos. É apologia da fé cristã. E se as ideologias e poderes terrenos tentarem nos intimidar, seja nos rotulando ou pelo uso da força, nossa resposta deve ser; “não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido” (Atos 4:20).


Dalton de Souza Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário