terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

USE O DISCERNIMENTO ESPIRITUAL

Uma das características do cristão maduro é a capacidade de discernimento, pois ele tem "a mente de Cristo". Ou seja, ele tem como referencial os valores de Cristo, e o desejo de agir segundo esses valores (I Coríntios 2:14-15).

O Senhor Jesus também assegurou-nos a presença do Espírito Santo para, entre outras coisas, nos ensinar e lembrar os ensinamentos de Jesus (João 17:26).  Portanto, o Espírito Santo nos dá a capacidade de entendermos a Palavra de Deus, onde estão registrados os ensinamentos de Jesus, e de lembrarmos dela aplicando-a ao nosso viver.

Assim, por meio da atuação do Espírito Santo e do estudo da Bíblia, o crente tem verdadeira capacidade de discernimento, enxergando além da mera aparência e compreendendo bem as implicações espirituais de cada escolha e de cada acontecimento.

Entretanto, há um grande obstáculo ao nosso pleno discernimento: o Diabo tenta confundir nossa mente com falsos ensinamentos, para que a Bíblia deixe de ser o nosso referencial. À época do apóstolo João já existiam falsos mestres infiltrados entre os cristãos ensinando a heresia de que Cristo era um espírito sem corpo. João ensinou aos crentes que aqueles estavam a serviço do Diabo (que ele chama de anticristo) e que, ao invés de dar-lhes ouvidos, deveriam colocá-los à prova. Obviamente, o ensino do apóstolo era o padrão, o referencial para discernir o que vem de Deus ou é de procedência maligna. João enfatizou que os padrões mundanos de pensamento não servem como referencial (I João 4:1-6).

Precisamos muito exercer essa capacidade de discernimento. Se Deus no-la deu, somos responsáveis em exercê-la. O ensino de João "não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus" continua valendo para nós hoje. Devemos pedir sabedoria a Deus e comparar tudo com a sua Palavra.

Não devemos "engolir" prontamente as informações e notícias. Devemos conferir as fontes e suas intenções à luz da Palavra de Deus. O mesmo devemos fazer em relação aos ensinamentos que circulam pelas mídias, que muitas vezes são até muito atraentes, mas que podem ser falsidades extremamente danosas. Apóstolo Paulo exortou a avaliar ou discernir mesmo a mensagem dos pregadores (I Coríntios 14:29). Portanto, tudo deve passar pelo crivo do Espírito Santo e da Palavra de Deus.

Não devemos ser conduzidos por homens, e muito menos por ensinamentos diabólicos e mal intencionados. Devemos ser conduzidos pelos ensinamentos de Jesus. Portanto, exercitemos nossa capacidade de discernimento dada por Ele. Assim teremos correta percepção dos fatos, e também faremos escolhas corretas, segundo a vontade dEle.

pr. Dalton de Souza Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário