O Dia Internacional da Mulher deveria ser uma data muito boa de ser comemorada. Afinal, as mulheres devem ser tratadas com honra e deferência. É lamentável que ainda existam homens, e também mulheres, que não reconheçam o valor das mulheres e não as tratem com a devida dignidade. Entretanto, precisamos conhecer as origens deste dia e os objetivos de seus criadores. Também precisamos, como discípulos e discípulas de Cristo, avaliar suas implicações à luz da Palavra de Deus.
A idéia da comemoração deste dia surgiu depois que o Partido Socialista da América realizou uma marcha pelos direitos das mulheres em Nova York no dia 20 de fevereiro de 1908. Naquela marcha 15.000 mulheres reivindicavam igualdade salarial, redução da jornada de trabalho e direito ao voto. O mesmo partido, um ano depois, declarou o primeiro dia nacional das mulheres.
Clara Zetkin, uma ativista comunista, lançou a idéia de um dia internacional das mulheres em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres socialistas. Aconteceu em Copenhagen com a participação de cem mulheres.
O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente instituído pela ONU em 1975. O dia 8 de janeiro foi escolhido em alusão à greve das mulheres russas em 1917, que reivindicavam "pão e paz". Logo em seguida o czar da Rússia teve que abdicar e aconteceu a revolução comunista.
É importante ressaltar que, embora inicialmente o movimento feminista tenha defendido causas justas, defendia também as idéias comunistas, e esteve sempre associado e protegido pelos movimentos revolucionários e partidos marxistas ou comunistas. Assim, causas justas têm servido de ponto de apoio para as ideologias comunistas-socialistas.
Outra coisa importante a observar é que as teóricas do feminismo perverteram os objetivos originais. A principal influenciadora do feminismo, Simone de Beauviour (comunista), escreveu que a mulher precisa libertar-se da maternidade e do casamento, e assumir sexualidade plena em todas as suas formas. Ou seja: a mulher realmente livre não casa, não tem filhos, e pratica todo tipo de promiscuidade sexual. Ela própria viveu isso em seu relacionamento com o filósofo Jean Paul Sartre (comunista). Seguiram-se a ela outras escritoras feministas defendendo idéias parecidas. Atualmente a agenda feminista defende principalmente o empoderamento da mulher, o direito ao aborto livre e indiscriminado, e a aceitação plena da ideologia de gênero inclusive nas escolas. Continua também associada à defesa do marxismo. Embora a defesa da mulher contra a violência seja legítima, não é exclusividade do movimento feminista, e a nossa lei já condena todo tipo de violência, inclusive esta (antes mesmo da lei Maria da Penha).
Com "empoderamento da mulher," o movimento quer dizer que as mulheres devem assumir o controle, pois os homens possuem "masculinidade toxica". Os homens não devem emitir opiniões diante das mulheres ("men explaining") e devem adotar atitudes passivas e até femininas.
As militantes feministas também condenam o cristianismo e o modelo de família ensinado pela Bíblia. Afirmam que esse modelo "judaico-cristão patriarcal" de família é prejudicial à mulher e à sociedade.
O que a Bíblia tem a nos dizer sobre essas coisas envolvidas no Dia Internacional da Mulher?
1. A Bíblia traz grande dignidade à mulher, igualando seu valor ao do homem. Ambos são criação de Deus e amados por Ele. E Cristo iguala a todos (Gênesis 1:27, João 3:16, Gálatas 3:27-28). Portanto, maridos devem amar esposas como Cristo nos amou, e esposas devem reverenciar seus maridos. Quem não vive isso em seu casamento, sua oração "não passa do teto" (Efésios 5:25-33, I Pedro 3:7).
2. Não podemos compactuar com as trevas, seja lá a forma que assuma, seja o machismo ou o feminismo. O ser humano, seja homem ou mulher, é corrompido pelo pecado, e por isso capaz de explorar, enganar, cometer violência. Só Jesus na vida de cada pessoa transforma e nos faz realmente amar ao próximo (II Coríntios 5:17, Mateus 5:43-45)
3. Devemos ter o cuidado de entender as coisas além das aparências. A Bíblia nos diz que o próprio Diabo é capaz de se disfarçar de anjos de luz e seus servos de ministros da justiça (II Coríntios 11:14-15). Portanto, muita reflexão e discernimento antes de apoiarmos causas ou aderirmos a determinadas práticas.
Mulheres, vocês são amadas por Deus todos os dias (e por nós também). Precisamos levar a todos o verdadeiro amor de Deus em Cristo Jesus. Esta é a maior de todas as causas.
Dalton S. Lima
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c9w9n4kyemxo
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_das_Mulheres
https://frutodapalavra.blogspot.com/2018/02/a-desfamiliarizacao-da-mulher-e.html?m=1
https://frutodapalavra.blogspot.com/2020/11/um-alerta-aos-cristaos-que-se-dizem.html?m=1