sábado, 25 de outubro de 2025

QUE PESCARIA É ESSA?

Jesus chamou seus discípulos para serem "pescadores de homens". Eles entenderam, pois viviam do ofício da pesca, e imediatamente atenderam ao convite (Lucas 5:10-11). Eram homens que diariamente saiam muito cedo em seus barcos e lançavam suas redes ao mar. Ao retornarem, separavam os peixes para vender e faziam a manutenção de suas redes e seus barcos. Então entenderam claramente que o chamado de Jesus era para realizar um trabalho constante de ir até as pessoas e traze-las a Jesus apresentando-o como o Salvador prometido. Jesus entregou-nos a mesma missão, ordenando a todos os seus discípulos que façam novos discípulos para Ele por toda parte, indo mesmo até aos confins da terra (Mateus 28:19-20, Marcos 16:15-16, Atos 1:8).

Mas algo estranho está acontecendo com essa pesca. É como se os pescadores não quisessem mais ir ao mar. Recentemente conversei com pastores que relataram como os membros de suas igrejas estão sendo "pescados" pelas atrações de outras igrejas, e até mesmo sendo convidados pelos seus membros. Muitas estão se especializando nisto, ao invés de esforçarem-se em ganhar vidas preciosas para Jesus. Crentes tentando pescar crentes, e não pecadores. Acham mais fácil.  Mas isso não traz crescimento para o Reino de Deus, e nem a salvação de vidas preciosas. Além de tudo é pecado, pois é desobediência à ordem de Jesus.

Nós não praticamos esse tipo de "pescaria". Cremos que as igrejas devem crescer como consequência da pregação do Evangelho, como Jesus ordenou, e não tentando atrair os membros de outras igrejas. Costumo conversar com os membros de outras igrejas que, espontaneamente, decidem vir para a nossa, e já aconselhei alguns a ficarem em suas igrejas, restaurando a comunhão. Todos são bem vindos, mas nosso interesse principal deve ser o testemunho de Cristo e a salvação de vidas preciosas.

Visitei um querido irmão muito idoso que não pode mais andar e vir à igreja. Seu grande prazer eram os cultos de nossa igreja, e ganhou muitas vidas pra Jesus. Hoje alegra-se com as visitas dos irmãos e em assistir as transmissões de nossos cultos. E continua falando de Jesus aos vizinhos, médicos e fisioterapeutas. Querido irmão ou irmã: como você tem se comportado em relação a esta pescaria? Está em busca de atrações e reconhecimento, ou quer realmente pescar vidas preciosas para Jesus? Invista tempo em diariamente orar, ler a Bíblia, e falar de Jesus. E não deixe a comunhão de sua igreja. Mais que um desafio, este deve ser o nosso compromisso permanente.

Pr. Dalton S. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário