terça-feira, 28 de janeiro de 2014

OS MUITOS DEFEITOS DA IGREJA

Frequentemente leio textos enfatizando os defeitos da igreja de Cristo: aquelas fotos com frases de efeito que circulam na internet, artigos de revistas, e até livros foram escritos ressaltando decepções com a igreja como motivo legítimo para execra-la e levar a vida com frieza espiritual e sem compromisso verdadeiro com Cristo e sua igreja. É totalmente relevante lembrarmos que quando Cristo amou a sua igreja e entregou-se por ela ele já sabia muito bem como somos e decidiu realizar sua obra transformadora em nossas vidas para que a igreja torne-se perfeita e linda, tal qual uma virgem noiva no dia de seu casamento (Efésios 5:25-27). Se Cristo assim amou a igreja, também devo ama-la, e cooperar com sua obra redentora e aperfeiçoadora na igreja. Ao invés de “caçar” defeitos, devo concentrar-me em ajudar minha igreja a ser o que Cristo planejou.
Também é importante lembramos que a igreja é formada por nós, seus membros (I Coríntios 12:27). Ela é o que eu e você somos. Seus defeitos são os meus e os seus. Portanto, devo ocupar-me em, pela graça de Deus, corrigir os meus próprios defeitos, e depois então ajudar meus irmãos, e não acusa-los (Mateus 7:1-5). Devemos estar dispostos a sermos “podados”, limpos, pelo Senhor da videira, que assim o faz por meio de sua Palavra. Quem não produz frutos e não quer ser limpo pelo Senhor na realidade não está ligado a Cristo e não pertence à igreja. É então retirado por Deus para que não atrapalhe os demais (João 15:1-6). Jesus chamou de hipócritas a estes que querem aparentar serem de Deus e não o são. Não se arrependem de seus pecados, mas ocupam-se em descobrir e acusar os dos outros. Entretanto, seus maus frutos revelam sua condição (Mateus 7:15-20). Portanto, com os hipócritas não preciso desperdiçar tempo. Devo sim, concentrar-me em cooperar com a obra que o Espírito Santo de Deus deseja realizar em mim e em sua igreja. Devo confiar que Cristo alcançará bom êxito em sua obra, pois ela é fruto de seu eficaz sacrifício na cruz, e a sua igreja está firmada em base sólida. Sua promessa é que ela será vitoriosa (Mateus 16:16-18).

Pessoas que acusam seus irmãos e suas igrejas “caçando” seus defeitos têm atitudes bem diferentes das de Cristo: falta-lhes amor e fé. Mais uma coisa importante pra lembrar: a Bíblia afirma que Satanás, este sim, é o acusador. Vigiemos para não cairmos na tentação de servirmos ao seu propósito, mas amemos a igreja como o Senhor Jesus amou.
Dalton S. Lima

2 comentários:

  1. O assunto é bem pertinente com os dias que vivemos não somente no Brasil mas, no mundo de modo geral. Penso que sempre que nos depararmos com situações desse tipo temos que nos perguntar : O QUE JESUS FARIA ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta está na Bíblia: O que Ele fez e continua fazendo nos serve de exemplo, conforme o texto.

      Excluir