terça-feira, 24 de dezembro de 2013

SOMOS TODOS CRISTÃOS?

Frequentemente ouvimos a frase "somos todos cristãos". Será verdade? Nossos antepassados anabatistas foram os primeiros a propor e defender o princípio de liberdade de pensamento e de religião. Sendo, assim, respeitamos o direito de cada um professar sua própria fé, mas isto não quer dizer que tenhamos que concordar com seus erros.
Nosso princípio basilar, de onde resultam todas as nossas crenças e práticas, é que, sendo a Bíblia o registro fiel da revelação de Deus, ela é a suprema regra de fé e prática. A igreja romana crê, ao lado da Bíblia, na sua tradição religiosa, e acima da Bíblia, na palavra do Papa. Os primeiros cristãos perseveravam na doutrina de Cristo ensinada pelos apóstolos (Atos 2:42), e o apóstolo Paulo declarou que qualquer outro evangelho diferente do que ele ensinou deve ser desprezado (Gálatas 1:6-9).
A igreja romana ensina a necessidade de sacerdotes (padres) que nos levem a Deus. Ensina que os pecados devem ser confessados a eles para serem perdoados. O papa é considerado o representante de Cristo na terra. Cremos no que a Bíblia ensina: por meio de Cristo temos livre acesso a Deus, e devemos pedir perdão diretamente a ele, sem intermediação de homem algum (Hebreus 4:14-16, I João 1:9, 2:1).
A igreja romana ensina que a graça de Deus nos vem por meio dos sacramentos e das obras. Cremos o que a Bíblia ensina: graça é favor imerecido que nos vem unicamente pela fé em Cristo (Efésios 2:8-9).
Quanto a instituição do papado, é essencial lembrar que o apóstolo Pedro não quis ser adorado declarando ser um homem como os demais (Atos 10:25-26). Também colocou-se na mesma posição dos outros pastores, e exortou-os a liderarem sem serem dominadores, mas dando exemplo (I Pedro 5:1-3). Sabendo que a autoridade espiritual pertence à Bíblia, que temos livre acesso a Deus, e que pastores não devem ser dominadores, percebemos que o papado é uma instituição humana que não encontra respaldo bíblico.
Finalmente, a igreja romana pratica a idolatria ao venerar os chamados "santos". A Bíblia declara que a idolatria é pecado, e que idólatras não entrarão no Céu (Êxodo 20:4-5, Salmos 115:4-8, Romanos 1:21-23, II Coríntios 6:14, Apocalipse 22:15).
Não podemos esconder a verdade, seja lá qual for o pretexto alegado: Cristão é aquele que segue fielmente os ensinamentos de Cristo, aceitando-o como único Senhor e Salvador (João 15:14, Atos 11:21-26). Desejando evitar a possibilidade de ferir a sensibilidade de outras pessoas, muitos crentes evitam ensinar esta verdade. Entretanto, só há arrependimento e salvação quando há consciência do erro. Se concordarmos com a falácia de que todos são cristãos, estaremos impedindo a conscientização do erro e a aceitação do evangelho. A Bíblia ensina a seguirmos a verdade em amor (Efésios 4:15). Portanto, o anúncio da verdade deve ser feito com amor, e motivado pelo amor. Mas em nome do amor não podemos deixar de falar a verdade que leva à salvação. Anunciemos  as boas novas de salvação em Jesus Cristo a todas as pessoas.

Dalton S. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário