sexta-feira, 22 de outubro de 2010

REFORMA PROTESTANTE: O QUE TEMOS COM LUTERO?

            Muitas instituições e igrejas batistas comemoram o dia 31 de outubro de 1517 como o início da Reforma protestante. Naquele dia Lutero trouxe a público suas 95 teses contra os abusos da Igreja Católica, especialmente as indulgências. Lutero veio a converter-se em 1519, e em 1521 rompeu definitivamente com a Igreja Católica, lançando-se à tarefa de criar uma igreja reformada alemã. Simultaneamente a Lutero, Ulrico Zwinglio iniciou a Reforma protestante na Suíça. Em 1519 começou a pregar que o homem só pode ser justificado por meio da graça e do poder transformador de Cristo. Entretanto, antes de Lutero e Zwinglio, outras pessoas e outros movimentos, inspirados pela Palavra de Deus, já protestavam contra os erros da Igreja Católica e pregavam o retorno às doutrinas dos apóstolos: Pedro de Bruys, Henrique de Lausane e Pedro Valdo (França, século XII); João Wycliffe (Inglatera, século XIV); e João Huss (Boêmia, séculoXV), além de muitos outros.
           Portanto, Lutero não pode ser considerado o iniciador da Reforma Protestante. Foi, talvez, o primeiro a alcançar êxito e repercussão, pois conseguiu o apoio dos nobres da Alemanha. Apesar da grande contribuição de Lutero à causa do Reino de Deus, manteve ainda antigos erros da Igreja Católica, como o sacramentalismo, o batismo de recém nascidos, e a concepção territorial da igreja (Zwinglio e Calvino também mantiveram o pedobatismo e a igreja territorial). Por este motivo, em seu livro Breve História dos Batistas no Brasil, o pastor José dos Reis Pereira afirma que a reforma não foi completa (p. 37).
Em 1526, na Suíça, ainda à época do início da Reforma, surgiram os anabatistas. Pregavam e praticavam a fidelidade às Escrituras, o batismo somente para convertidos, uma igreja de caráter local e formada por regenerados, e uma vida de discipulado. Eles sim levaram a Reforma até o fim. Suas doutrinas se identificam muito com as doutrinas batistas, e são considerados nossos verdadeiros precursores.
Pr. Dalton

Nenhum comentário:

Postar um comentário